Sobre a necessidade de descansar e manter a calma

17-05-2021

Sempre pensei que não merecesse descansar, sentia-me culpada por estar a tirar tempo para mim, ao invés de fazer “coisas importantes”.
Culpava-me por estar cansada, culpava-me por não conseguir gerir o meu tempo.
Era um círculo vicioso que cheguei ao breakdown, já não aguentava mais tanta pressão, tive de cessar tudo as pressas senão não seria mais capaz de recomeçar.
Isto levou a pensar o seguinte: Até que ponto sacrificamos a nossa saúde física, mental e psicológica para alcançar os nossos objetivos? Não será a nossa saúde um fator crucial para chegarmos aos lugares que tanto almejamos?
Procurei respostas para estas perguntas e cheguei a várias conclusões, mas a que mais me chamou atenção e acho importante referir é a seguinte: Notei que o meu objetivo era ter tudo organizado no mesmo dia, não podia dormir sem fazer coisa X, não podia para comer antes de terminar a coisa Y, estava a ser irrealista comigo mesma, tentei construir um trabalho em apenas um dia.
Um ditado popular que amo e que começou a fazer parte da minha caminhada diz o seguinte: Roma não foi construída em um dia, mas foi necessário um bloco por cada dia.
Se até Roma que é um dos maiores impérios da história da humanidade levou o seu tempo para se estabelecer, quem sou eu para tentar resolver todos os problemas da minha vida em apenas um dia? 
Nem sempre podemos ver o plano todo a se concretizar, mas devemos ter a capacidade de medir o trabalho para cada dia e saber que, um dia, o que parece pouco e insignificante hoje, terá a sua recompensa.
Então, permita-se descansar, respeite o processo, day by day , devagar, no seu ritmo e, acima de tudo, tendo certeza de que estamos a aproveitar ao máximo o processo.

Já basta a cada dia o seu mal.


Beijos dela ✨ 

© 2025 Helena Langa. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora